A Organização OSCIP GUARANY, é uma entidade Civil de Interesse Público da Etnia Guarani da Região Costa Oeste do Paraná que recebeu a certificação como OSCIP no dia 31 de outubro de 2008, sob a numeração: 08071.01880/2008/32 e está cadastrada no SICONV- Sistema de Gestão de Convênio – Portal de Convênios desde o mês de maio de 2010.

A Organização OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, é hoje a instituição que representa a Reserva do Tekoha Guarani de São Miguel do Iguaçu, junto ao SICONV, para o encaminhamento de suas demandas econômicas, políticas, educacionais, de saúde, culturais, ambientais, tecnológicos, esportes, da terra e cidadania. Atua no processo do cumprimento dessas finalidades e no processo de autodeterminação, isonomia e auto-administração das comunidades Autóctones Guarani da Região Costa Oeste do Paraná, para o cumprimento dos seus direitos Consuetudinários, da Constituição Federal e do Direito Internacional, para a implementação dos projetos que permitirão a sobrevivência física e a REVITALIZAÇÃO CULTURAL das Aldeias prevista no Plano Setorial para as Culturas Indígenas, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Brasília, 2010 – 2020. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos em parceria com a União, Estados, Municípios, Universidades, Banco do Brasil (DRS), UNESCO, FAO, Terceiro Setor e Ongs, deverão assegurar para as crianças e aos adolescentes da etnia Guarani, com absoluta prioridade, o direto à vida, à saúde, à alimentação, à educação, o lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito à liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

TEKO ÑEMOINGO

A Reserva Tekoha Guarani, está localizada na região do Território Lindeiros (Brasil, Paraguai e Argentina) próxima das Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu.

A comunidade é formada por 170 famílias e uma população aproximada de 730 pessoas. São estas pessoas que se propõe a realizar os objetivos e metas da OSCIP GUARANY.

Nossos idiomas de comunicação prediletos são Guarani, português e espanhol.


Nação : Guarani
Língua: GUARANI